Avó protege neta e morre em deslizamento de terra em Itapecerica

Menina estava embaixo do braço da avó. 37 casas estão interditadas. Choveu 148 mm no fim de semana na região metropolitana de São Paulo.




Uma criança de um ano e oito meses saiu ilesa do deslizamento de terra que atingiu três casas em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na noite de sábado (26). Sua avó, de 47 anos, a protegeu, mas morreu no local. O deslizamento ocorreu após chuva forte na região.

A menina Maria Luiza foi encontrada embaixo dos braços da avó. A casa em que viviam foi completamente destruída por outra casa que foi construída irregularmente no alto do morro. Outras duas mulheres e uma criança morreram e quatro pessoas ficaram feridas no deslizamento.

Uma das vítimas fatais, de aparentemente 20 anos, foi localizada na noite de domingo na cozinha de sua casa. Soldados do Corpo de Bombeiros retiraram o corpo por volta das 21h. Dez equipes com 35 homens foram enviadas para atender a ocorrência.

Os bombeiros e técnicos da Defesa Civil atuam no local na manhã desta segunda-feira (28) avaliando os riscos e a necessidade de desocupação de outras casas por moradores da região.De acordo com a coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o deslizamento aconteceu por volta das 20h17 de sábado na Rua Nhá Jorda.

As equipes adiantaram que ainda há riscos no local mesmo que não chova, já que o solo de encosta habitualmente encharcado se torna mais perigoso com as chuvas. 37 casas seguem interditadas.

A região metropolitana de São Paulo foi atingida por uma forte chuva no final da tarde de sábado. Choveu 148 mm no fim de semana, segundo informações do Bom Dia São Paulo. O temporal provocou 14 pontos de alagamento na capital paulista e deixou pontos intransitáveis nas rodovias Régis Bittencourt e Raposo Tavares.

Em Cajati, na região do Vale do Ribeira, uma mulher também morreu devido a um deslizamento de terra no bairro Bico do Pato.