Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís lançam programação oficial do ‘Carnaval de Todos’


 

A programação oficial do ‘Carnaval de Todos’, realizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, foi lançada nesta sexta-feira (8), na Casa do Maranhão. O pré-carnaval inicia já neste sábado (9) e segue até o dia 30 de janeiro. Já a festa oficial da folia Momesca, acontecerá de 5 a 9 de fevereiro de 10h às 19h. Ao todo, serão investidos R$ 9 mi, sendo disponibilizada parte da verba para infraestrutura e atrações locais, com o pagamento de cachês de apresentações antes e depois das apresentações.

Desde que assumiu a atual gestão, o governador Flávio Dino, e sua equipe de governo, vem resgatando o carnaval maranhense. A ideia é trabalhar as características peculiares, trazendo em sua composição aspectos culturais e sociais bastante característicos, marcada pelos batuques, brincadeiras e personagens que tomam conta das ruas no período da festividade. Danças e animação são acompanhadas de blocos carnavalescos, grupos de cultura afro, tribos de índios, escolas de samba, bandinhas, trios e charangas.

O governador em exercício, Carlos Brandão, disse que a ideia é trazer de volta brincadeiras esquecidas e reerguer a cultura popular carnavalesca, levando também uma estrutura para que os municípios mantenham a tradição. “A ideia é resgatar o Carnaval popular de rua em períodos matutinos e vespertinos e proporcionar ao público entretenimento de qualidade durante as festas de carnaval, e, aos artistas maranhenses, oportunidades de se apresentarem em palcos de visibilidade e com qualidades técnicas”, disse Brandão.

Representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o secretário de Cultura do município, Marlon Botão, destacou a parceria realizada entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís na realização da programação oficial nos períodos de pré-carnaval e do carnaval. “Estamos aqui reiterando a significância desse segundo ano de parceria, que promoverá um carnaval de amplas atividades culturais”, ressaltou.

Na capital, a programação começa com o pré-carnaval que acontecerá em diversos pontos. No Ceprama a festa será com ensaios abertos de Escolas de Samba e Blocos Alternativos (sextas e sábados), nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro; no Parque Folclórico da Vila palmeira, com ensaios abertos de Escolas de Samba (sextas-feiras) 15, 22 e 29 de janeiro e dos Blocos Alternativos e Tradicionais (sábados e domingos), nos dias 16, 17 23, 24, 30 e 31 de janeiro; no Estacionamento do Pátio Norte, com ensaios abertos de Escolas de Samba e shows carnavalescos de bandas e artistas maranhenses (sextas e sábados), nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro; na Madre Deus, com apresentações de Tribos de Índios, Blocos Organizados e Blocos Alternativos (domingos), sendo nos circuitos da Vila Gracinha ao Largo do Caroçudo e da Praça Deodoro a Praça da Saudade, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro; e o tradicional carnaval do Centro Histórico, que será disponibilizado na Praça Nauro Machado com Blocos Alternativos (sextas e sábados) e na Casa do Maranhão com Blocos Afro (sextas e sábados), nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro.
Carnaval

Na festa oficial, um dos circuitos oficial é o da Madre Deus, sendo realizado também na Praia Grande, Passarela do Samba, Maiobão, Cidade Operária e no Anjo da Guarda. Em todos estes espaços terão apresentações das tribos de índio, grupos de teatro, blocos Alternativos (de chão e trio) e Blocos Organizados.

Na Passarela do Samba

A Passarela do Samba receberá desfiles nos cincos dias de programação oficial do Carnaval de São Luís (de 5 a 9 de janeiro). Na terça-feira de Carnaval, a passarela será palco do encerramento oficial do período carnavalesco, com um cortejo de blocos afro e baile aberto com grupos organizados.

“A Passarela será a grande vitrine do Carnaval da nossa cidade. E mais uma vez, firmando parceira com o Governo do Maranhão, vamos realizar uma festa com segurança, paz e muita alegria”, reiterou Marlon Botão.

Segurança

O Governo do Maranhão preparou um esquema de segurança especial para as festividades do “Carnaval de Todos”. A Polícia Militar do Maranhão vai disponibilizar 700 policiais para o trabalho durante o pré-carnaval, entre os dias 9 e 31 de janeiro, e 2 mil policiais para os dias da programação de Carnaval em fevereiro. O policiamento ostensivo será distribuído nos circuitos do Centro Histórico, Madre Deus e demais áreas onde haverá programação.

Corte Momesca

O ‘Carnaval de Todos’ deu a largada, também, para o período com o concurso para escolher a Corte Momesca. As inscrições prosseguem até o dia 15 de janeiro. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal da Prefeitura de São Luís, no endereço: www.saoluis.ma.gov.br. Interessados em participar do concurso devem entregar a ficha de inscrição preenchida e cópias dos documentos dispostos no edital na sede da Secult - Rua do Mocambo, 253, Centro, de segunda à quinta-feira, das 14h às 18h, e na sexta, das 9h às 13 h.

Os inscritos serão analisados por comissão técnica nos quesitos simpatia, oratória e samba no pé. O resultado do concurso será divulgado em uma grande festa, dia 22 deste mês, a partir das 18h, no Cine Teatro da Cidade de São Luís, localizada Rua do Egito, no Centro.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do carnaval 2016, o governador em exercício, Carlos Brandão, o secretário de Cultura do município, Marlon Botão, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o secretário adjunto de Cultura do Estado, Diego Galdino, o secretário de Comunicação do Estado, Robson Paz, a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, o comandante do policiamento Metropolitano, Pedro Ribeiro, a superintendente de Ação e Difusão da Cultura da Secma, Jô Brandão e a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.