Urgente! Estados Unidos confirma o primeiro caso de um Bebê Nascido com o Zika Vírus



REUTERS

Um bebê nascido em um hospital na cidade de Oahu, Havaí, (USA) foi infectado pelo ZiKa Vírus, as autoridades de saúde dos EUA confirmaram neste sábado, aparentemente é o primeiro caso em que um bebe nasce contaminado pelo o vírus transmitido pelo mosquito em solo americano.

A mãe ficou doente com o Zika vírus, enquanto vivia no Brasil em maio de 2015 e que o bebê foi provavelmente infectado no útero, foi o que disse as autoridades de saúde estadual havaianas e o Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

"Não há nenhuma indicação neste momento que haja qualquer outro caso do vírus Zika circulando no Havaí," garantiu o porta-voz do CDC Tom Skinner ao site Reuters.

"Mas eu acho que é importante para nós entendermos que este provavelmente não será o único caso do vírus a ser trazidos (importado) para
os Estados Unidos e nós não ficaremos surpresos se começamos a ver outros casos por aqui", alertou Skinner

O Zika Virus pode ser transmitido por um pessoa que tenha sido infectada pelo o mosquito.

Na sexta-feira as autoridades de saúde dos Estados Unidos emitiram um aviso de viagens para 14 países e territórios do Caribe e América Latina, onde a infecção com Zika é um risco, dentre eles o Brasil. O CDC, em particular, as mulheres grávidas são advertidas para não viajar para essas áreas já que o Zika Vírus tem sido associada a defeitos congênitos graves.(Www.cdc.gov/zika/index.html)

O alerta de viagem aplica-se ao Brasil, Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.

Ele também aconselha as mulheres que estão tentando engravidar a consultar um médico antes de viajar para essas áreas.

No caso do Hawaii, um médico reconheceu a possibilidade de uma infecção Zika ter causado no bebê recém-nascido a microcefalia e funcionários do Estado alertaram, a Secretaria Estadual de Saúde, em uma declaração por escrito.

A infecção foi confirmada por um teste de laboratório CDC e um aviso enviado a médicos em todo o estado.

O Departamento de Saúde do estado de Havaí enfatizou que nem a mãe nem o bebê foram infecciosas e que tem havido casos não registrados de vírus Zika adquirida no Havaí, embora as seis pessoas foram lá são identificadas que foram infectadas fora dos Estados Unidos.

O Zika vírus é transmitido pelo mosquitos Aedes espécie, o mesmo que transmite o vírus da dengue e chikungunya e são bem comuns no Texas, Flórida e em outros lugares nos Estados Unidos.

O vírus é geralmente uma doença leve, com febre, erupção cutânea e dor nas articulações. Não existe vacina ou tratamento preventivo, de acordo com o CDC.