'Carnaval de Todos' é destaque pela diversidade cultural, segurança e aprovação do público

Compartilhe esse artigo! Facebook +Google Twitter Pinterest


O 'Carnaval de Todos', organizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, encerrou a folia momesca com um saldo positivo de muita diversidade cultural, alegria, homenagens e em clima de segurança para os milhares de brincantes que aproveitaram as festividades.

O governador Flávio Dino reconheceu o bom trabalho realizado pela equipe de segurança pública, contemplando também a alegria dos brincantes que abrilhantaram o carnaval em São Luís.

"Parabenizo aos nossos policiais e ao nosso povo pelas belas festas do 'Carnaval de Todos', sem a ocorrência de nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI) nos circuitos oficiais. O carnaval foi realizado em paz", registrou Dino.

Nos pontos oficiais, foram 2.309 policiais em operação e em toda a Região Metropolitana de São Luís, 3 mil homens atuaram no patrulhamento ostensivo.

Nos quatro circuitos - 'Dona Teté', 'Seu Roseno', 'Antero Viana' e 'Chico Coimbra' - montados no Centro de São Luís, por exemplo, a festa foi realizada com tranquilidade e um forte esquema de segurança, oferecendo um espaço seguro a toda família maranhense.

Já na Madre Deus, que envolveu áreas como a Praça da Saudade, Vila Gracinha, Ceprama, Largo do Caroçudo e Laborarte, foram montadas barreiras de contenção, onde ficou fixado o Batalhão do Choque.

Um 'viva' à cultura maranhense!
Além da segurança, outras iniciativas também foram reconhecidas e aprovadas pela população. Neste ano, o carnaval dispôs de uma vasta programação diurna e variada, para ofertar brincadeiras à família inteira. Quem aproveitou a festa realizada de 5 a 9 de fevereiro, curtiu o som das batucadas de blocos tradicionais e alternativos, escolas de samba, shows de artistas da terra, tambor de crioula e outras atrações que deram o tom da rica diversidade cultural maranhense à folia de Momo.

Os comerciantes Letícia Ferreira, 30 anos e Mariano Costa, 36, levaram para a filha Mariana Sophia Ferreira, de 7 meses, para que a pequena pudesse aproveitar o seu primeiro carnaval. “No ano passado vim grávida para o carnaval e disse que traria ela este ano, e aqui estou”, afirmou Letícia.

Os circuitos carnavalescos homenagearam ainda grandes nomes de relevância do cenário artístico e cultural do Estado, como Nelson Brito (ator, diretor, dançarino e um dos fundadores do Laboratório de Expressões Artísticas - Laborarte) e Magno Cruz (militante do Centro de Cultura Negra (CCN).

No palco Nelson Brito - circuito 'Dona Teté' no Laborarte - o fundador da casa foi reverenciado pelo cantor e poeta Joãozinho Ribeiro. "Esta homenagem premia toda uma história de militância em prol da cultura popular e é muito gratificante ter a oportunidade de se apresentar neste palco ao lado de outros grandes artistas", apontou o cantor, iniciando sua apresentação com a clássica 'Te Gruda no Meu Fofão'.






Compartilhe esse artigo! Facebook +Google Twitter Pinterest

Nenhum comentário: