Como a revolta de uma casta deixou 10 milhões de pessoas sem água na Índia


A Índia restaurou parcialmente, nesta terça-feira, o suprimento de água a Nova Déli, após até 10 milhões de pessoas da capital terem tido o abastecimento interrompido por protestos de uma casta indiana, que exige tratamento distinto por parte do governo.

Na segunda-feira, a casta jat havia sabotado um canal de suprimento de água, o que forçou escolas a fecharem as portas por um dia e os moradores locais a terem de racionar o uso do recurso. Muitas residências permaneciam sem água nesta terça.

O Exército assumiu o controle do canal de Munak, que fora deteriorado, mas autoridades afirmaram que será necessário fazer consertos na infraestrutura de abastecimento.

Em três dias de protestos, que resultaram em choque com o Exército, o saldo foi de 18 pessoas mortas e centenas de feridos.

O motivo da crise foi uma série de manifestações da casta jat, uma das mais altas do país, que briga para ser reclassificado - de forma a ter acesso a empregos governamentais e cotas nas instituições de ensino indianas.

A Índia tem, desde os anos 1990, sistemas de cotas de trabalho para garantir o progresso das castas mais desfavorecidas. Mas os jat, que tradicionalmente são proprietários de terra e relativamente ricos, não estão incluídos entre os beneficiados.

Acesso

A casta dos jat tem muita influência na política e em instituições como a polícia. Mas muitos de seus 80 milhões de membros são agricultores que alegam dificuldades depois de anos de seca e em um contexto de diminuição de lucros no setor agrícola.

Os manifestantes dizem que não têm acesso suficiente às oportunidades de trabalho nas cidades.

Os membros das castas mais baixas foram divididos em três categorias pelo governo da Índia como parte das políticas para oferecer cotas de emprego e vagas na educação.

As comunidades que estão na categoria de "castas registradas" são essencialmente as mais baixas no sistema de castas do país. São conhecidos como "dalit" ou intocáveis.

As "Tribos registradas" são pessoas que moram principalmente em áreas remotas.

As "Outras Classes Subdesenvolvidas" são grupos em desvantagem educacional e econômica, mas não enfrentam tanta exclusão ou isolamento.

Sem novidades

As reivindicações dos jat não são novas. Em março de 2014 o governo indiano aceitou mudar essa comunidade de categoria para que ela fosse incluída na de "Outras Classes Subdesenvolvidas".

Mas a Suprema Corte da Índia derrubou a medida em 2015 e considerou que os jat não são uma classe desfavorecida.

Depois dos últimos dias de protestos, o governo do Estado de Haryana anunciou que vai analisar uma lei para atender às exigências da comunidade jat.

O governo federal indiano já afirmou que vai estabelecer um comitê de alto nível para examinar as reivindicações da casta.