Governador vistoria obras do Viva, Hospital do Servidor e ETE do Vinhais



O governador Flávio Dino deu continuidade a agenda de vistoria de obras que estão sendo realizadas na Região Metropolitana de São Luís pelo Governo do Estado. No roteiro da inspeção desta segunda-feira (18), houve visita ao prédio do Viva (antigo Casino Maranhense); ao novo Hospital do Servidor, ao lado do Hospital Carlos Macieira; e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Vinhais.

Em um espaço de uma semana, esta foi a terceira visita do governador a obras na Região Metropolitana de São Luís. Para Flávio Dino, essas inspeções são importantes para verificar o andamento e cronograma das obras, bem como os benefícios sociais que os maranhenses terão acesso, que hoje englobam ações em todas as áreas como saneamento, meio ambiente, educação e saúde.

“Fico muito feliz de verificar que, em um quadro de recessão, nós mantemos a economia funcionando. Hoje mesmo já testemunhei centenas, seguramente milhares, de trabalhadores empregados, além de empreendedores com suas empresas funcionando em razão desse poder, dessa capacidade de empreender, investir, que hoje o Governo do Maranhão tem”, destacou o governador.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, e do diretor do Viva e presidente do Procon, Duarte Júnior, o governador Flávio Dino iniciou a visita às obras do Governo pela nova sede do Viva em São Luís. Localizado na Avenida Beira-Mar, o novo espaço irá incorporar as unidades da Praia Grande e do Jaracaty no mesmo local, somando os serviços já oferecidos e ampliando a capacidade de atendimento atual de 45 mil para 120 mil atendimentos mensais.

Com investimentos de R$ 2 milhões, a nova sede do Procon terá 117 guichês para atendimento, 54 vagas de estacionamento público, acessibilidade, estrutura ampla, com mais conforto e segurança para os cidadãos e também para os servidores que atuam no órgão. De acordo com Duarte Júnior, a unidade ficará pronta nos próximos dias e será um espaço para que os cidadãos “possam vir até aqui e ter acesso aos serviços que garantam os seus direitos constitucionais”.

Hospital do Servidor

Durante a manhã de vistorias, o governador Flávio Dino também visitou o Hospital do Servidor. O prédio, que terá investimentos de quase R$ 50 milhões, já teve a fase de fundação concluída e a fase atual, que envolve a estrutura do prédio, deve acabar até o mês de outubro. Com projeto de 120 leitos, mais 20 leitos de UTI, 40 consultórios e quatro centros cirúrgicos, o hospital integra o plano de ações para aprimorar a saúde do servidor estadual.
De acordo com Clayton Noleto, a previsão de entrega do Hospital do Servidor é dezembro de 2017. “A empresa está trabalhando efetivamente, e tem sido essa a marca do Governo Flávio Dino. Nós temos sempre procurado cumprir os prazos, executar as obras com absoluta qualidade e, claro, o que é muito importante: a correta aplicação do recurso público”, ressaltou o secretário.

ETE Vinhais

A vistoria às obras terminou com a visita a ETE do Vinhais. Com previsão de entrega para junho deste ano, a estação beneficiará cerca de 350 mil moradores de 15 bairros da capital e será uma das maiores do Nordeste. O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, destacou que a unidade do Vinhais é o principal equipamento dentre os quatro grandes sistemas de esgotamento sanitário que o órgão está implantando em São Luís.

Ele explicou que estão sendo construídas 35 estações elevatórias de esgoto e 355 km entre interceptores e redes coletoras. “Deste modo nós elevaremos o índice de tratamento de esgoto de São Luís, que hoje é dramático, de 4% para 70%. Liberando assim os nossos corpos hídricos, os nossos rios, mangues e o mar desse lançamento direto e, claro, beneficiando a população de São Luís, levando qualidade de vida, proteção ambiental e saúde”, reiterou Telles.