Governo do Maranhão promove ‘Arraial das Mercês’ no bairro do Desterro



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove, neste sábado (18) e domingo (19), a partir das 19h, no pátio do Centro Cultural Convento das Mercês (CCCM), o “Arraial das Mercês de Todos Nós”.

A festa é uma promoção do CCCM, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (Secult) e mobilização de diversas lideranças comunitárias do bairro do Desterro.

São dois dias de uma vasta e diversificada programação em que a comunidade do Desterro vai comemorar os tradicionais festejos juninos de São Luís com bem-estar e segurança.

A programação é formada por apresentações diversificadas incluindo quadrilha, bumba-meu-boi, danças e tambor de crioula. Os frequentadores poderão saborear comidas e bebidas típicas, entre as quais arroz de cuxá, vatapá, torta de camarão e licores de frutas regionais.

A comercialização dos produtos vai ser feita por moradores da comunidade do Desterro. Eles estão se organizando para garantir uma renda extra no período junino. “A nossa proposta é fazer um arraial que propicie a integração dos moradores do bairro, abrindo oportunidade de geração de emprego e renda para a comunidade”, informou o diretor do CCCM, Paulo Melo Sousa.

“A determinação do governador Flávio Dino é estimular o sentimento de pertencimento dos bens públicos e elevar a autoestima dos moradores do Desterro, além de mobilizá-la para a construção de cenários para uma vida solidária e feliz”, explicou Paulo Melo Sousa.

Programação

Neste sábado (16), a programação é patrocinada pela Prefeitura de São Luís, com apresentações do Tambor de Crioula Maracrioula, Boi Oriente (sotaque da Baixada), e Boi Lendas e Magias, sotaque de orquestra. 

No domingo (17), o patrocínio é do Governo do Estado, por meio da Sectur, com apresentação da dança portuguesa “Adolescentes de Portugal” e Boi Unidos de Santa Fé, sotaque da Baixada. Procedente do município de São Vicente de Férrer, o Boi de Santa Fé é uma das mais importantes manifestações culturais do Maranhão.

Às 22h ocorre a apresentação do Tambor de Crioula Mimo de São Benedito, do bairro da Camboa.  Encerrando a programação do Arraial das Mercês de Todos Nós, acontece às 23h a apresentação do Boi de Itapera, sotaque de matraca.