Governo lança programa ‘Inova Maranhão’ nesta sexta-feira



O Governo do Estado apresenta, nesta sexta-feira (10), as diretrizes da política estadual e rotas estratégicas do desenvolvimento para a construção do Plano de Inovação Estadual do Maranhão (PIE/MA). Nesta primeira fase a abordagem é centrada no programa ‘Inova Maranhão’, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

Denominado ‘Inovação e Prosa’, o evento de divulgação desta sexta do ‘Inova Maranhão’, acontece no auditório da Universidade Dom Bosco (UNDB). Vai contar com a presença de vários secretários de Estado, dentre eles Jhonatan Almada (Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti), Simplício Araújo (Indústria e Comércio - Seinc) e Márcio Honaiser (Agricultura, Pecuária e Pesca - Sagrima).

Para a construção do PIE/MA, além da Seinc e da Sagrima, a Secti apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), órgão da Secti; do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de universidades.

Assessora especial da Secti para Inovação, Luciana Tsukada explica como o ‘Inova Maranhão’ pode ajudar no processo de fortalecimento das startups, empresas de base tecnológicas, em geral de pequeno e médio. “A iniciativa consiste em fazer um acompanhamento dos empreendimentos que vai desde a aquisição de recursos no início do projeto até a validação do modelo de negócios e protótipos”. 

O Inova Maranhão é composto em três fases: Pré-aceleração, Aceleração e Incubação. A Pré-aceleração tem foco no teste de ideias e desenvolvimento de clientes, enquanto a Aceleração visa à validação do modelo de negócios, clientes e protótipo. A Incubação, terceira fase, se destina a um processo final na comercialização em larga escala e sustentabilidade da empresa.

“Temos que entender a inovação como um fator transversal, que se encaixa em todos os campos da sociedade e em todo o setor produtivo. Em tudo se pode incluir inovação”, concluiu Luciana.

A Secti vai disponibilizar formulário de inscrição, em sua página na net, formulário de inscrição direcionado aos interessados em participar das oficinas de startups do “Inovação e Prosa” desta sexta, 10 de junho.