IMAGENS FORTES! Polícia estima em 76 no atentado em Nice, na França. Veja fotos e vídeos!



Um caminhão atropelou na noite desta quinta-feira uma multidão na cidade francesa de Nice. O episódio, considerado um ataque pelas autoridades francesas, aconteceu durante uma festa com queima de fogos em comemoração ao Dia da Bastilha, celebrado no dia 14 de julho.

O prefeito da cidade afirmou que há dezenas de mortos e a polícia fala em 78 vítimas fatais, 16 feridos em estado de emergência absoluta e outros 31 em estado de emergência relativa. O motorista foi morto a tiros, segundo o Ministério do Interior, e a Procuradoria da França já abriu uma investigação de terrorismo para o caso.

As causas do ataque não foram definidas ainda, mas testemunhas afirmam que o motorista sabia o que estava fazendo. Ele teria acelerado propositadamente sobre a multidão e, em seguida, começado a atirar, segundo uma das testemunhas.

De acordo com o canal de TV francês BFM TV, o motorista teria percorrido 2 quilômetros atropelando pessoas. Foram achadas metralhadoras e granadas no caminhão.



Caminhão acelerou contra multidão que acompanhava a festa do Dia da Bastilha

O Ministério do Interior confirmou que o motorista do caminhão foi neutralizado no local. Agora, investigadores tentam descobrir se ele agiu sozinho ou não e procuram potenciais cúmplices. Até o momento, ninguém foi detido. Segundo a imprensa, várias armas, fuzis e granadas foram encontradas no interior do caminhão. Uma fonte disse ao jornal que estes são indícios de um ato terrorista premeditado.

Segundo o jornal "Le Figaro", um canal não-oficial do Estado Islâmico comemorou o atentado em Nice. A autoria da ação ainda não foi reivindicada por nenhum grupo terrorista.

O ataque atingiu uma multidão que se reuniu para participar da festa nacional da Queda da Bastilha e ver a queima de fogos no Passeio dos Ingleses, um local muito procurado por turistas, às margens do Mar Mediterrâneo.

— Era uma carnificina — disse uma testemunha. — Corpos por todo lado.



Caminhão acelerou contra multidão que acompanhava a festa do Dia da Bastilha

na cidade turística; motorista foi morto pela polícia

O primeiro alerta veio do prefeito de Nice, Christian Estrosi. O presidente francês, François Hollande, que estava em Avignon, voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira.


"O motorista de um caminhão parece ter feito dezenas de mortos. Fiquem em casa por enquanto. Mais informações em breve", escreveu Estrosi em seu Twitter.




Nas redes sociais, mais testemunhas relatam um cenário de caos com muitos feridos e corpos espalhados. Centenas de pessoas fugiram do local, enquanto outras se abrigaram em um restaurante e equipes de resgate trabalham no local.

— As pessoas correm em pânico. Ele (o motorista) subiu na rua e expulsou a todos — disse um jornalista do local "Nice Matin", que estava no local no momento do ataque, à imprensa francesa. — Há muito sangue e sem dúvida muitos feridos.



Policiais são vistos perto de caminhão que atropelou multidão no

sul da França; um ocupante foi morto

Houve uma troca de tiros entre a polícia e as pessoas dentro do caminhão, que avançou sobre a multidão por volta das 22h30 (horário local). Autoridades pedem que os moradores locais permaneçam em casa, e um cerco policial já havia fechado o local por volta das 23h20.

O hotel Le Negresco, que fica próximo ao local do atentado, foi transformado em um centro de atendimento. Lá, vítimas do atropelamento recebem cuidados e testemunhas relatam o episódio a investigadores.

Rede de solidariedade: Líderes mundiais prestam solidariedade às vítimas de Nice



Polícia realiza operação em Nice após atentado na cidade matar ao menos 76 pessoas

The White House ✔ @WhiteHouse
O presidente americano, Barack Obama, divulgou comunicado na noite desta quarta-feira, no qual condenou o atentado em Nice, ofereceu auxílio nas investigações e lamentou "o que parece ser um horrível atentado terrorista".

Donald J. Trump ✔ @realDonaldTrump
O virtual candidato republicano à presidência Donald Trump adiou o anúncio de seu candidato à vice-presidente, previsto para o dia 15, em virtude do atentado em Nice.

Dilma Rousseff ✔@dilmabr
Não podemos nos deixar amedrontar, nem nos abatermos. O povo francês saberá superar mais esta tragédia.


Michel Temer ✔ @MichelTemer
(AI) Nota do presidente em exercício, Michel Temer lamentando o atentado em Nice, na França, nesta quinta-feira.

Jornal O Estadão ✔ @Estadao
Brasileira escapa de ataque em Nice: 'Por 5 minutos, estaríamos entre as vítimas.

A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade: "Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos", diz o texto.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: "Em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas", escreveu.

Táxis que estavam na região passaram a transportar gratuitamente pessoas que tentam deixar o local, segundo o "Nice Matin".

Também começou na internet o movimento #portesouvertesnice (#portasabertasnice, em português) ultilizadas pelos franceses para oferecer as próprias casas para abrigar os sobreviventes do atentado. As hastags #PrayForNice (#RezePorNice, em português) e #BatilleDay (#DiaDaBastilha, em português) se tornaram as mais usadas do Twitter.

Atentado em Nice, na França, deixa ao menos 76 mortos; Veja!



















Soldados ficam próximos a corpos em Nice - VALERY HACHE / AFP

Veja os vídeos!





Portal do Zacarias