Programa ‘Mais Cultura e Turismo’ assegura opções de lazer em espaços públicos de São Luís

Compartilhe esse artigo! Facebook +Google Twitter Pinterest


Espaços públicos ocupados. Crianças brincando, turistas passeando, idosos se distraindo e muita música boa e diversão. Foi com esta missão que o Governo do Estado conseguiu transformar espaços, antes ociosos, em verdadeiras arenas de alegria. Em todos os fins de semana do mês de férias tem sido oferecida uma programação diversificada, por meio do Programa ‘Mais Cultura e Turismo’, na nova Praça da Lagoa e no Espigão Costeiro, em São Luís, atraindo gente de todos os lugares e de todas as idades. O resultado não podia ser outro: a aprovação geral do programa. 

Neste fim de semana, a criançada que foi à Praça da Lagoa pôde imergir no mundo da literatura e da magia. Além dos brinquedos e atividades recreativas, que ficam disponíveis durante a tarde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), ofereceu show de mágica, contração de história e oficina de leituras, com livros infantis disponibilizados pela Biblioteca Pública Benedito Leite.

A pequena Angel, de dois anos, ouvia com atenção a historinha de Chapeuzinho Vermelho, com os olhos atentos a cada movimento da contadora de histórias. A mãe, Charlene Portillo, elogiou a iniciativa. “É período de férias, os pais saem para trabalhar e as crianças ficam envolvidas com TV, tablets e outros aparelhos eletrônicos. Esta programação é um incentivo à leitura e supre essa carência de programações infantis, longe do roteiro praia e shopping”, opinou a mãe do Angel.

A personal trainner Tatiana Galli levou a filhinha Giovana, de apenas 10 meses. Ela é paulista e está aprovando a Praça da Lagoa, e sua variedade de atividades. “Vim aqui para ela brincar e fazer uma estimulação motora e estou achando demais. Para crianças, este foi um dos melhores espaços em São Luís. Venho de São Paulo, onde há várias opções como parques e praças, e ainda não tinha visto algo assim em São Luís”, relatou Tatiana.

Já no Espigão Costeiro, quem for passear e admirar o pôr do sol aos fins de semana, vai encontrar shows de artistas locais e concertos de alunos e professores da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa. Neste sábado (23), o show ficou por conta do cantor Carlos Berg, e no domingo (24) foi a vez de Dhean Brito.

Uma multidão se reuniu para ouvir Carlos Berg cantar um repertório de reggae e músicas popular maranhense e brasileira.  O artista acredita que a cultura do estado vive outro momento, mais democrática e de valorização das mais diversas produções locais.  “Essa iniciativa é linda. Estou honrado de fazer parte desse time de artistas que estão fazendo parte desse movimento. É a valorização do artista popular maranhense, agora parece que a gente está realmente fazendo parte desse movimento cultural”, opinou.  

A turista Shahira Sagica, de Belém, ficou encantada com a beleza natural do litoral maranhense e com a mistura de ritmos na apresentação do cantor Carlos Berg. “Estou gostando muito, estou aqui há cinco dias e hoje tive a oportunidade de conhecer o Espigão, achei o ambiente maravilhoso, o ar muito bucólico, apaixonante e aconchegante. E esse movimento turístico, com música regional, eu acho maravilhoso porque estou podendo conhecer um pouco da cultura de vocês”, relatou a turista, animada com a programação.

O próximo sábado (30) e domingo (31), serão últimos dias da programação de férias do ‘Mais Cultura e Turismo’. As ativadores começam sempre às 17h.
Compartilhe esse artigo! Facebook +Google Twitter Pinterest

Nenhum comentário: