São Mateus recebe poço do Programa Água para Todos



Alegria e gratidão preencheram as ruas do bairro Avenida Piqui, em São Mateus. Um poço de 200m com vazão de 60 mil litros por hora foi entregue na última sexta-feira (1), como parte do Programa ‘Água para Todos’ do Governo do Estado, executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para garantir abastecimento pleno em todos os 217 municípios do Maranhão.

Dez mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a operação do novo poço. Mais que água potável para as torneiras das casas, o poço leva também dignidade para quem sofria com a longa espera, e sacia o desejo de receber do poder público este direito.

Também presente à solenidade de entrega do poço, o prefeito do município, Miltinho Aragão, enfatizou que a obra também vai dar aos moradores um alento. “Estamos entregando esta obra do Governo do Estado, que está comprometido em resolver o problema da água. Essa água de qualidade para que o povo faça suas necessidades básicas, antes consideradas pelos moradores como um problema, e agora poderão ser feitas de forma digna”, disse.

Moradora da Avenida Piqui desde os oito anos, Elizeth Miranda, de 46 anos, revelou que os moradores precisavam quebrar os canos existentes e ‘encontrar’ até onde chegava a água. “A gente parecia tatu”, brinca. “Quebrávamos os canos e ficávamos esperando a água vir para poder aparar um pouco dela pra cozinhar, tomar banho, lavar roupa. A gente armazenava a água em baldes e tanques, e cobríamos com tábuas. Passávamos praticamente a noite acordada esperando a água encher o tanque. O poço tem água de qualidade e vai servir pra todo mundo. Tenho certeza que vai melhorar a nossa vida”, disse, feliz por passar a ter dias mais tranquilos agora.

Maria também comemora a chegada do poço próximo à sua residência. “A gente tinha que usar poço artesiano ou esperar a água da chuva, agora tem água na nossa torneira”, relatou. O comerciante Osvaldo, que trabalha no bairro há 25 anos, também destacou “Aqui era esquecido, abandonado. Muito lixo, mato. Agora fizeram calçadão, tá tudo bonito e bem cuidado”, elogiou.

O presidente da Caema, Davi Telles, falou sobre o trabalho que a Companhia vem executando em saneamento e abastecimento em todo o estado. “Nós não seremos mais um estado que fica no fim da fila. Estamos levando soluções de abastecimento em todos os municípios do Maranhão. Só este ano de 2016, nós chegaremos a pelo menos 55 cidades, seja através de poços, ou com recuperações amplas de sistemas de abastecimento de água”, relatou o presidente. “A felicidade e a emoção que estamos presenciando aqui em São Mateus demonstram que o trabalho que vem sendo executado pela Caema está na direção certa, priorizando e atendendo a população com medidas que garantam dignidade e uma melhor qualidade de vida para todos os maranhenses”, completou.