Detran-MA faz mais ações em faixas de pedestres



O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou, Nesta sexta-feira (21),  mais uma ação para conscientizar sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres. O local escolhido para a abordagem foi uma faixa sem semáforo, na Avenida dos Holandeses, considerado um dos pontos mais perigosos para travessia em São Luís.

Para chamar a atenção dos motoristas, a ação contou com o uso de material lúdico. Com letras móveis em tamanho grande, educadores montaram a palavra ‘PARE’ e ocuparam a faixa de pedestres, impedindo o fluxo de veículos por alguns segundos de forma repetida, enquanto durou a blitz educativa.

Atualmente, as ações em faixas de pedestres estão entre as atividades de rotina do Detran-MA. O chefe da Divisão de Estatística e Orientação do Trânsito, Gilmárcio Lopes, explicou a importância das ações contínuas: “A blitz educativa na faixa de segurança entrou na programação mensal da equipe de Educação para o Trânsito em resposta ao desrespeito, ainda frequente dessa sinalização, que tem resultado em acidentes graves e com morte, em todo o estado”.

Durante esta ação, a equipe de educação para o trânsito trabalhou com um material informativo sobre o uso da faixa de pedestres e do cinto de segurança. O advogado Guilherme Nogueira foi abordado e reconheceu a necessidade da ação. “Na correria do dia a dia não refletimos que uma parada de poucos segundos pode salvar vidas”, analisou ele.