Índios ameaçam derrubar torres da Eletronorte na BR 226; veja as imagens



Um vídeo publicado no último domingo, dia 30 de outubro, por um grupo indígena no Facebook da Aldeia Coquinho, de Barra do Corda, mostra nitidamente um grupo de índios tirando os parafusos de sustentação de torres da Eletronorte para derrubá-las. O local fica na região de Grajaú.

Junto ao vídeo que você vai ver abaixo, foi publicada a seguinte informação:

“Índios da BR/226 reunidos na Aldeia Coquinho, reserva Canabrava, chegaram a decisão que vai ser derrubar as torres que passa na reserva Canabrava porque já foram feitas várias reuniões, oficinas, documentos e outros .

E as autoridades como Eletronorte não tomou nenhuma providências para com os índios Guajajaras e com isso já se passaram mais de 4 anos esse recursos emergencial que não foi atendido, e devido isso o tempo foi passando e os índios sofrendo, então por esse motivos por maioria decidimos fazer esse ato que os órgão deixaram acontecer .

E os Guajajara a qualquer momento vão derrubar as torres, nos índios estamos dando um prazo de 5 dias paras autoridades responsáveis comparecer na aldeia Coquinho com a decisão em mãos que tudo será decido na aldeia juntos com nós indígenas. E que esse recurso vem nos favorecer de imediato os nossos parentes índios Guajajara.”

A situação na região é séria e alguma medida urgente tem que ser tomada por parte das autoridades antes que aconteça uma tragédia.