Vídeo mostra um homem que foi engolido por uma cobra! Será?

Será que o vídeo mostrando o corpo de um homem sendo retirado de dentro da barriga de uma cobra é verdadeiro ou falso? Descubra aqui no E-farsas!

O vídeo teve milhões de visualizações a partir da segunda quinzena de março de 2017. Nele podemos ver um grupo de pessoas abrindo a barriga de uma enorme píton para retirar o corpo de um rapaz que ela teria comido!

O caso fatal teria acontecido na Indonésia e rapidamente se tornou um dos mais comentados do final de março de 2017, mas será que isso aconteceu mesmo? Será que um rapaz foi morto e comido por uma cobra?

Não vamos mostrar o vídeo aqui (quem quiser ver no YouTube, o link é esse), mas a dúvida de muitos leitores é: Será que isso é verdade ou farsa?




Homem teria sido engolido por uma cobra na Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)
Verdade ou farsa?

Em fevereiro de 2017, publicamos aqui no E-farsas a verdade a respeito de uma notícia de uma mulher que teria sido engolida por uma cobra no estado do Mato Grosso. Na ocasião, explicamos que a falta de publicações com provas da veracidade da notícia era um dos indícios da farsa da história.

Mas nesse caso noticiado no final de março a situação é outra: Várias agências sérias de notícias, como a BBC, apuraram de perto o desenrolar do incidente fatal ocorrido com um jovem agricultor, na Indonésia.

Akbar Bin Ramli, de 25 anos, estava desaparecido e foi foi encontrado dentro de uma cobra píton-reticulada. Segundo a polícia local, o rapaz foi atacado e devorado pela cobra de 7 metros numa plantação de palma na região de Sulawesi.

A píton já tinha sido vista algumas vezes na região e quando os moradores locais (que já estavam desconfiados que ela podia ter atacado o rapaz) decidiram caçar a cobra, perceberam que ela apresentava uma enorme barriga. Quando cortaram o bicho, encontraram o corpo de Ramli, ainda de botas e bermuda.
Maiores do mundo



Podendo chegar a ter até 10 metros de comprimento, a píton-reticulada é a maior cobra do mundo (juntamente com a sucuri). Elas não mastigam suas presas, matam por sufocamento (ou até que o coração da presa pare e ela morra por falta de fluxo sanguíneo), enrolando-se nelas e as engolem inteiras.

A píton arma emboscadas para as suas presas, que são atacadas de surpresa e, no caso do jovem agricultor, é bem provável que ele tenha passado pelo caminho da cobra – que estava “esperando” um animal menor – e acabou sendo atacado!



Píton atacando um crocodilo! (foto: Reprodução)

Por causa dos ombros largos dos humanos adultos, dificilmente uma cobra consegue engolir um “de nós”. Casos com crianças e animais pequenos são bem mais comuns!

Especialistas entrevistados pela BBC acreditam que essa é a primeira vez em que existem evidências confiáveis, como nesse vídeo, de que uma píton-reticulada devorou um adulto humano. Outros casos previamente relatados ocorreram em áreas remotas e sem testemunhas confiáveis.

O secretário da aldeia onde essa tragédia aconteceu, Junaidi, disse em entrevista ao jornal The Jakarta Post:


“As pessoas ouviram os gritos do palmeiral na noite anterior à descoberta de Akbar no estômago da serpente. Quando a cobra foi capturada, as botas que Akbar estava usando estavam claramente visíveis no estômago da cobra. Moradores locais cortaram o ventre da cobra e Akbar estava sem vida.”

Sulawesi é uma ilha bastante arborizada no leste da Indonésia e tem sofrido uma grande expansão de plantações de óleo de palma na última década, o que poderia estar contribuindo para que ataques de píton como o que ocorreu com Akbar Bin Ramli se tornem cada vez mais comuns.

Conclusão

A notícia é real! Um agricultor indonésio morreu após ser atacado por uma píton e seu corpo foi encontrado no ventre do réptil!