Mais de 800 multas para quem dirige usando celular, no Maranhão



Condutores de veículos que dirigem usando telefone celular, seja para ligação ou enviar mensagens, no Maranhão, foram alvo de 869 multas de janeiro a abril deste ano. Durante todo o ano passado, o número de multas por infrações desta natureza foi de 5.099.

Na direção de qualquer veículo, o condutor não pode usar nenhum dispositivo móvel. Aquele que for flagrado falando ao celular ou mandando mensagens enquanto estiver no volante estará cometendo infração considerada gravíssima.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os condutores enquadrados cometendo essa infração estarão sujeitos a pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Usar esse tipo de aparelho aumenta o risco de acidentes expressivamente. Por exemplo, se o motorista destaca atenção quatro segundos para uma rápida olhada na tela do smartphone, ele percorre cerca de 120 metros sem olhar a estrada, tampouco os veículos que estão à sua volta, o que faz com que os reflexos, que poderia ter diante de uma situação de risco, sejam reduzidos.