Entrevista com ‘demônio’ que ‘solucionou’ crime faz afiliada do SBT bombar




Quem assistiu à TV Alterosa na última segunda-feira (7), nas primeiras horas da manhã, se deparou com uma entrevista no mínimo inusitada. O programa TV Verdade, apresentado por Roberto Carlini, levou ao estúdio um homem que diz incorporar um exu. A entidade espiritual, que foi chamada de “demônio” na atração, é bastante comum em religiões afro-brasileiras. O jornalístico chegou a empatar com a Globo e a Record no Ibope em Belo Horizonte.


A coluna Notícias da TV, do UOL, repercutiu o programa em uma matéria publicada nesta sexta-feira (11). O texto assinado pelo jornalista Gabriel Souza diz que a afiliada do SBT passa por uma crise de audiência e financeira. A matéria sugere que a entrevista com o “demônio” pode ter sido uma tentativa de mudar tal realidade, que parece ter dado certo: o programa registrou um crescimento de 471% se comparado com as últimas quatro segundas-feiras, quando registrou média de 0,7 ponto no Ibope. O pico de 4 pontos fez a Alterosa empatar com a Globo e a Record.

O TV Verdade começou com o apresentador relembrando um crime ocorrido no bairro Pindorama, na região Noroeste da capital, por meio de uma matéria exibida em abril. Na ocasião, três pessoas da mesma família foram mortas por um homem. Na sequência, Carlini questionou: “Você sabe quem prendeu o monstro do Pindorama? Vocês sabem quem prendeu o chacineiro, o monstro, o vagabundo?”. A resposta foi exibida na tela: uma imagem do Exu Tranca Ruas. A entidade foi incorporada por um homem que ficou atrás de um biombo.




A entrevista contou com um pastor e uma cantora de funk, entre outros convidados. Houve bate-boca e gritaria no estúdio, assim como sons guturais emitidos pelo incorporado. Ao Notícias da TV, Carlini explicou que o TV Verdade “une jornalismo e entretenimento e que se limitou a apresentar o caso de um zelador de um terreiro que incorpora uma entidade”.

O apresentador, que também é diretor de Jornalismo da TV Alterosa, também afirmou que o programa “é o único programa da televisão brasileira que recebe todas as religiões sem nenhum tipo de distinção”. O TV Verdade com a entrevista pode ser vista no vídeo abaixo.