Ações de combate ao Aedes aegypti são realizadas em São Luís


Trabalhos de limpeza são realizados para evitar a proliferação de focos do Aedes aegypti (Foto: Divulgação/Agência São Luís)

Ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo realizadas no bairro Cohafuma e bairros adjacentes, em São Luís. De acordo com a Prefeitura de São Luís, o trabalho consiste em limpeza com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas com palestras em escolas da área.

A culminância das atividades acontecerá sábado (23), na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil. Além dos serviços de limpeza, neste dia serão oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos.

Casos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nos primeiros cinco meses deste ano houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018 o número caiu para 324.

Durante as visitas domiciliares, agentes da Secretaria Municipal de Saúde orientam moradores sobre as condutas preventivas, além de verificarem o armazenamento adequado de água nos imóveis e o acúmulo em locais que podem ser criadouros do mosquito.

Agentes de saúde também realizam a aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. Segundo a Prefeitura, durante o mutirão que acontece ao longo da semana também é realizada a nebulização espacial feita pelo carro fumacê pelas ruas da área.

Agentes de saúde realizam a aplicação de larvicidas para eliminação de focos do mosquito da dengue em São Luís  (Foto: Divulgação/Agência São Luís) Agentes de saúde realizam a aplicação de larvicidas para eliminação de focos do mosquito da dengue em São Luís  (Foto: Divulgação/Agência São Luís)
Agentes de saúde realizam a aplicação de larvicidas para eliminação de focos do mosquito da dengue em São Luís (Foto: Divulgação/Agência São Luís)
Limpeza
A capina e roçagem já foram concluídas no Cohafuma e agora ocorrem nas comunidades do entorno, como Vila Progresso e Jardim Progresso, conforme informou a Prefeitura.

Além disso, será feito o serviço de bota fora, que é o recolhimento do chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho, poda e capina domésticas. A partir da sexta-feira (22) e no sábado (23) as caçambas estarão percorrendo o bairro.

O mutirão de atividades e serviços incluem ainda a realização de palestras educativas em escolas, com teatro de bonecos. As palestras, que abordam as formas de prevenção às arboviroses e visam à conscientização dos estudantes acerca do problema, são promovidas por técnicos da Semed com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).